segunda-feira, dezembro 01, 2008

Loucura do Poeta


Uma das causas da felicidade é ser um pouco poeta. Não falo em versar, já que nem todos têm maestria. Falo sobre a forma de pensar, de agir e viver.


Aos poetas está reservada a contínua reflexão. Seus direitos são: ter um amor ou chorar a sua falta; falar em Deus ou citar os ateus; cantar de forma bonita a vida ou jogar o pessimismo na frente das pessoas.

O poeta é sensível. Consegue captar o que o outro está sentindo. Ser amigo também é poetar: cantar e viver a união em um tempo difícil para os relacionamentos sem se importar com o pensamento alheio.

Amar! Amar a tudo e a todos: missão de poeta. Citar a beleza das mulheres; amar a vida simplesmente por ela existir, seja ela fácil ou não; saber admirar o pôr do sol e ter vontade de acordar bem cedinho apenas para vê-lo nascer; gostar de sentir o vento em seu rosto e agradecer pela liberdade.

Também o poeta fala sobre o que falta no poema. Mostra as crianças famintas e o desemprego. Diz que mesmo se a situação for semelhante a uma verdadeira guerra urbana, ainda há uma luz que brilha e que nos faz seguir em frente.

Isso é o que está faltando no mundo: pessoas que tenham a loucura de ser poetas e de propagar seus pensamentos. Temos medo de ser feliz e de amar. Mas ainda há tempo para recomeçar e fazer um novo fim. O mundo espera por você...


2006
Emmanuel Henrique Souza Rodrigues

(escrevi em 2006, no primeiro semestre. Logo, eu escrevi aos 16 anos.)


Isso resume aquele meu primeiro contato com a poesia. Com a vida que a poesia nos tras. Foi o primeiro texto escrito com o coração. Meu primeiro grande texto. Demorou muito tempo para amadurecer, coisa de meses. Espero que gostem!

4 comentários:

Renato disse...

primeiro vou responder sua pergunta: Eu amei. Este é daqueles textos que deveriam ser lidos por todas as pessoas para despertar o poeta que há em cada um e assim com certeza transformar o mundo em um lugar muito melhor. Além de lindo pela forma como foi escrito, além de essencial pela sua mensagem, só posso dizer que me curvo diante da sua sensiblidade e maestria em trabalhar com as palavras.
parabéns meu amigo!!

Anônimo disse...

"Isso é o que está faltando no mundo: pessoas que tenham a loucura de ser poetas e de propagar seus pensamentos."

Belíssimo!!! Parabéns!!!

Diogo Bogéa disse...

Como poeta, fico feliz por ler um texto como esse!

O Mundo precisa de poesia!

Abraços

NeO R. disse...

Vlw gente! Sejamos todos poetas!!